Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pivô não existe mais

Ainda bastante usado, o termo pivô já não faz mais parte da odontologia atual. A técnica foi aperfeiçoada e, após algumas alterações na estrutura do material, o pivô deixou de existir. Muitos ainda apresentam reconstruções bucais antigas com o pivô, mas atualmente ele não é mais confeccionado.

O pivô consistia de um pino unido a uma coroa dentária. Nas situações em que o dente apresentava-se destruído por fraturas (devido a cáries ou a traumas), a reconstrução dentária iniciava-se pelo tratamento de canal. Após finalizado, preparava-se um apoio na parte interna da raiz do dente e então procedia-se à moldagem. Vinha, então, do laboratório de prótese uma peça metálica que adentrava o apoio na raiz e saía para a boca com uma capa estética, imitando um dente natural. A essa peça metálica e estética dava-se o nome de pivô.

Entretanto, começaram a surgir alguns problemas com os pivôs como: fratura de raiz de dente, manchamento dentário e gengival, soltura da peça, dificuldades técnicas em dentes com mais de uma raiz e contra-indicações biomecânicas em dentes inclinados.

As fraturas de raiz ocorriam e ainda ocorrem nos pivôs antigos porque a peça metálica e estética tem uma dureza superior à dureza da estrutura dental. Assim, quando uma força mastigatória mais exacerbada é transmitida para o conjunto pivô+dente, o pivô aguenta, mas o dente fratura.

O manchamento dental e gengival se dá porque se trata de uma peça metálica, e era confeccionado com ligas metálicas antigas. Hoje há muitos trabalhos protéticos com metal no interior, mas as ligas são bem diferentes e modernas.

A soltura da peça era devido, na maioria das vezes, às dificuldades técnicas e contra-indicações em dentes inclinados. Dentes com mais de uma raiz precisam ter mais apoio interno, e o pivô não tinha a flexibilidade para se encaixar nas reentrâncias. E os dentes inclinados obrigavam os profissionais a executarem o pivô também inclinado. Nesses casos, a força de mastigação era transmitida incorretamente, prejudicando tanto a raiz do dente como o cimento (cola entre o pivô e a estrutura dental), facilitando a soltura da peça e as fraturas dentárias.

Entretanto, dentes extensamente destruídos continuam existindo hoje em dia. Mas agora o pivô (peça única) saiu de cena para entrar a coroa+pino (peça com duas partes diferentes). A sequência inicial do tratamento é a mesma: tratamento de canal, preparo da porção interna da raiz do dente para apoio e moldagem. Mas quando vem a peça do laboratório, ela só corresponde à parte interna do dente, sem apresentar a capa estética: é o pino. Esse pino é cimentado (colado) na raiz do dente e depois novo molde é feito para a confecção da coroa.

Hoje existem pinos metálicos e pinos estéticos, cada um com suas devidas indicações. As coroas que substituem a parte visível do dente também apresentam variedade de material, com ou sem metal. Somente um profissional competente e atualizado pode indicar os melhores materiais e utilizar as técnicas odontológicas mais modernas para as reconstruções dentárias e trocas dos antigos pivôs.

41 comentários:

  1. Olá uso uma ponte removivel com grampos,o que seguarava ela era um ultimo dente do lado esquerdo,e o canino direito, porém perdi o canino,ou seja minha protese esta segura em apenas um dente(ultimo)e ainda estou com uma falha do lado.Gostaria de saber se da pra colocar uma coroa+pino(antigo pivô)ela pode ajudar a segurar a protese?Por que ñ quero usar dentadura , quero mesmo a protese sobre implante, porém no momento não tenho condições.Aguardo resposta. Muito Obrigada

    ResponderExcluir
  2. za37: respondendo à sua pergunta, no local onde vc perdeu o canino não tem como colocar coroa+pino, pois há necessidade da raiz dentária para apoio. Então, o melhor seria fazer uma prótese total com o último dente ajudando no apoio. Esteticamente fica bem melhor se for bem executada, enquanto vc não faz os implantes. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigada pela resposta.O dente que eu perdi ainda tem a raiz e foi tratado o canal, será que nesse caso pode ser possível?E no caso da protese total, ela pega o céu da boca?
    Obrigada novamente

    ResponderExcluir
  4. Tem que fazer uma avaliação clínica e radiográfica para saber se a raiz pode ser aproveitada. Quanto à prótese total, ela é a dentadura convencional,logo, cobre todo o céu da boca. Se quiser marcar uma consulta para avaliarmos a melhor opção para o seu caso, pode ligar no consultório a partir das 14h. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Tenho um canal que caiu. Fui no dentista, pos um tal de dente provisorio e disse que deveria fazer pivo. Pois bem lendo seu blog vejo desvantagens mecanicas no pivo, pois sempre perco obturacao no natal, qd mastigo sementes natalinas duras. Imagino perdendo a raiz do dente com esse tal de pivo. Nao posso ficar somente com o dente provisorio? Estetica nao me interessa, so funcionalidade. Obrigado.

      Excluir
  5. Dra.Nália, possuo um dente que foi feito restauração e por fim canal.Hoje ele está completamente escuro e com uma aparência feia.Depois de me consultar com alguns dentistas, uns me indicaram o precedimento de faceta e outros um tipo de bloco que envolve todo o dente e por fim me falaram que a única solução é o pivô.
    Diante de tanta opiniões diferentes, fico sem saber o que fazer e qual tratamento fazer de modo a conseguir devolta a aparência de um dente saudável.

    Marcos

    ResponderExcluir
  6. Dra. Tenho a mesma dúvida do meu colega ''Marcos'' acima, o que devo fazer para ''suavizar'' o amarelado escuro em um dente que passou por um procedimento de canal/obturação.

    ResponderExcluir
  7. O sistema único de saúde não faz restaurações, pelo que ouvi falar, somente extrações dentárias. Por isso que podemos dizer que no Brasil é onde existe a população mais desdentada do mundo?!!! o dentista é uma profissão somente para pessoas de classe privilegiada. A maioria da população não pode pagar um profissional da área, portanto terminam ficando sem dentes. E como conheço pessoas assim.!! Isso é muito triste. Lamentável que isso ocorra. obrigada pelo espaço concedido aos internautas. elaine

    ResponderExcluir
  8. Dra. Tenho Pivô num dente superior ao lado canino, a muito tempo, e uma vez por ano cai, tenho que voltar ao consultório para colar. O que eu poderia fazer para ficar fixo em definitivo.

    ResponderExcluir
  9. Ola.. Pensei em por um implante, Mas tenho a raiz, é necessário, eu por um implante?! ou tem outra opção? só que não quero ferro me incomodando e por estética mesmo.Gostaria de saber como posso aproveitar minha raiz?!

    Obrigada sem mais.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Dra. Nália. Fiz tratamento de canal e colocação de coroa+pino nos últimos dois dentes de trás superiores há mais ou menos 2 meses e venho desde então com sensibilidade entre eles quando escovo os dentes. No início reclamei para o dentista e ele tirou uma radiografia e mandou para a especialista. Ela disse que estava tudo normal.Mas a sensibilidade não passa. Outra coisa: o tratamento total durou de fevereiro até setembro de 2012, isso não é muito tempo? o tratamento de canal em si principalmente durou muitas sessões, e a especialista disse que era assim mesmo e que meu canal era muito complicado, tinha muitas ramificações, era muito estreito, não entendi direito.Isso existe? Ah, ela teve que fazer uma cirurgia durante meu tratamento de canal e eu fiquei 20 dias com o tratamento parado pela metade e com o provisório, isso pode ter prejudicado? muito obrigada pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  11. Dra. Dúvidas: Eu fiz tratamento na raiz pra colocar um pino com uma coroa,só que o cirurgião me disse que tem necessidade de fazer uma pequena cirurgia na gengiva para expor a raiz pq esta enterrada na gengiva.
    Eu fiquei preocupada,será que realmente tem necessidade de fazer mesmo? Porque eu acho que se o trabalho do protétcio for bem feito,nao precisará,o outro dente ao lado,tbm vai colocar um pivô e a raiz tbm esta na gengiva e ele disse que nao precisa de cirurgia porque cada caso é um caso..

    ResponderExcluir
  12. Sobre os implantes, eu gostaria de saber se doi muito, qual o prazo de recuperação, e no caso de dentes tortos, decorrente de estreitamento palatal, eles são indicados.

    ResponderExcluir
  13. Dra. quanto custa em média esse tratamento para a troca do pivô para o atual coroa+pino?
    Aguardo atenciosamente.

    ResponderExcluir
  14. Olá. Dentes que serviram de base para uma ponte fixa podem ser restaurados novamente ou ser colocado coroa+pino?

    ResponderExcluir
  15. Ola, quebrei um dente um pouco abaixo da gengiva. tem como reconstruí-lo sem o uso de pinos ou tratamento de canal, utilizando apenas aquele material -massa- que os dentistas usam?

    ResponderExcluir
  16. Oi bom dia quebrei um dente superior gostaria de saber quanto custa pra colocar um pino e uma coroa?

    ResponderExcluir
  17. Boa Tarde,

    tenho que fazer um tratamento de canal mas o meu dente acabou quebrando, qual é o procedimento correto?

    ResponderExcluir
  18. Boa noite ...tenho um pivô a muito tempo e a gengiva esta inchando e doendo muuuito. Gostaria de saber o que faço para solucionar este problema pois sofro muito com essas dores.

    ResponderExcluir
  19. ola e tenho dente da frente quebrado e se eu fizer esse tratamento coroa+pino posso colocar aparelho ??? E quanto custa pra colocar coroa + pino ???

    ResponderExcluir
  20. ola e tenho dente da frente quebrado e se eu fizer esse tratamento coroa+pino posso colocar aparelho ??? E quanto custa pra colocar coroa + pino ???

    ResponderExcluir
  21. Tenho um pivô no dente superior da frente e o msm se quebrou ,quero saber como posso fz p/ substitui-lo de uma forma mais acessível de uma qualidade razoável e q profissional devo procurar p/ solucionar meu problema o mais breve possível,pois é fora de cogitação ficar s/ dente lg na frente.Fico no aguardo de resposta.Obgada!

    ResponderExcluir
  22. Quero saber como fç p/ saber a resposta?

    ResponderExcluir
  23. Dra estou com meu dente da frente quebrada e a raiz dele está bem deteriorada quero arrancar e colocar uma prótese é possível e quanto irá me custar ?

    ResponderExcluir
  24. Dra estou com meu dente da frente quebrada e a raiz dele está bem deteriorada quero arrancar e colocar uma prótese é possível e quanto irá me custar ?

    ResponderExcluir
  25. Dra. estou infeliz com minha boca, tenho vergonha de rir. Gostaria de saber já que pivos não existem mais, quantas próteses tipo este substituto do pivo posso colocar em sequencia. Tipo, para dar uma geral nos dentes danificados, podem ser colocados um ao lado do outro um numero de tres ou quatro "coroa+pino"? É possível para não ter que fazer implantes?Ou qual a melhor solução, tambem não quero colocar protese total. Meu email é: sandrajyk@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Dra. tenho um pivô no dente da frente, superior. Num sábado de manhã ele soltou. Eu fui no postinho 24h e a dentista cimentou novamente com CIV Maxxion. No teste de mordida estava incomodando, parecia que estava levemente inclinado para a frente. Falei com a dentista e ela respondeu: agora, infelizmente não tem como eu descolar isso. Vai ter que ficar assim, até descolar de novo aí arruma. É isso mesmo? Não tem como descolar pivô depois de cimentado sem danificar a peça? Aguardo, obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. boa tarde retificando

    ResponderExcluir
  29. boa tarde retificando

    ResponderExcluir
  30. boa dra. Nalia, o dente 11 quebrou a coroa, fiz uma tc desse dente, porém não há fraturas, mas o dentista daqui de são paulo falou que eu terei que extrai a raiz e fazer implante, devido que o espaço para colocar uma coroa metalico ceramica não daria pois o meu dente descolocou se do osso, será Dra., que não tem outro jeito tenho medo de implante vi alguns videos pelo youtube, jamais faria, não tem outra solução para colocar uma coroa e não precisar extrai o dente,

    ResponderExcluir
  31. tenho um pivo tou com grave infeçao na raiz na gegiva ,doi muito estou tomando emoxilina , deseframa, quatro dias depois valta nao sei que fazer , tenho medo de manda tira e me da um poblema mais serio ,aguardo tua resposta que deve ,fazer si o um destista falou que poderia remove mais tinha risco de acaba com a estrutura do meu dente

    ResponderExcluir
  32. Oi dra fiz um canal a é restauração pois tinha 18 anos hj com 36 anos essa restauração quebrou fiz nova restauração e mais uma vez quebrou agora o dentista falou que meu dente está sem esmalte e a estrutura que sobrou e pouca pra segurar a restauração fica muito caro para fazer e se compensa tô pensando até em extrair o dente

    ResponderExcluir
  33. Bom dia. Aqui em Porto Alegre temos um dentista (Guinter Héller) que quebrou meu dente pelo excesso de força que fez para após cobrar-me um valor 5 vezes maior que o tratamento de canal. No meu caso só implante dentário com custo bem maior. Agradeço a informação.

    ResponderExcluir
  34. É pivô do mesmo jeito. A nossa cultura é muito limitada.

    ResponderExcluir
  35. Por que essa Doutora não respondeu as perguntas ????????

    ResponderExcluir
  36. Boa noite! Preciso de uma opinião. Meu dente quebrou, e eu restaurei. Só que na verdade ele está com infiltração necessitando de tratamento de canal. Como perdi bastante parte do dente, um profissional me sugeriu extrair e implantar. Ou tratar o canal e colocar uma coroa+pino. Minha dúvida é qual será o melhor procedimento. Não queria extrair mas tenho medo de tratar o canal e colocar o pino e acabar mais pra frente cair, e eu ter gasto a toa. O que você sugere?

    ResponderExcluir
  37. Meu pino e antigo o pivô caiu e o pino ficou exposto e quebrado quero extrair. Moro em Olinda PÉ . Onde posso extrair

    ResponderExcluir
  38. Dra tenho um dente superior bem na frente q segundo meu dentista está com uma fratura desde a raiz. Agora esta trincado e falta pouco pra eu perde-lo. Estou c todo cuidado ao comer c medo d perde-lo. Gostaria d saber se nesse caso tenho como colocar uma coroa? Pq ja tenho uma protese c 6 dentes. mas nao queria perder esse.

    ResponderExcluir
  39. Preciso de ajuda urgente, no dia 25 de dezembro de 2018, fraturei um dente pivô, não tem dentista disponived na minha cidade, meu dentista está estjando, só volta dia 10 de janeiro estou com muita dor, o que faço até ele volta??? Me ajude por favor!!!!

    ResponderExcluir