Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cuidados com a Escova de Dentes

Sabemos que a importância da escovação é enorme para a preservação de nossa saúde bucal. Além de evitar o surgimento de cáries e prevenir problemas gengivais, o uso da escova de dentes - associada ao fio dental e ao raspador de língua – mantém um sorriso saudável com hálito agradável. Mas como fazemos para manter a limpeza desse kit de higiene bucal?

O fio dental é de uso descartável. Para usarmos, retiramos cerca de 30 a 40cm de fio e cada pedaço do fio deve ser destinado a uma região entre dentes. Ou seja, não devemos usar o mesmo local do fio dental em diferentes regiões da boca, para que não levemos bactérias de um sítio para outro da boca. Apesar de ser na mesma boca, a gengiva tem reações diversas de acordo com a bactéria que se aproxima. Então, uma vez usado o fio dental, joga-se no lixo.

O raspador lingual é o instrumento certo para a higiene da língua. Trata-se de um dispositivo de plástico em forma de ferradura encontrado em farmácias, normalmente. Como não tem muitas ranhuras nem reentrâncias, é fácil lavar o raspador com uma escovinha e sabão, mas este deve ser periodicamente fervido em água quente para uma limpeza melhor.

A escova de dentes que é o maior problema. Além das várias cerdas, muitas escovas têm cabos que misturam plástico e borracha, criando retenções que dificultam sua limpeza. Assim, a escova é um ambiente perfeito para a multiplicação de bactérias, pois além de seu desenho conter reentrâncias, normalmente fica úmida e mantida sobre a bancada do banheiro, exposta a topo tipo de microrganismos.

Para amenizar o problema, alguns guardam a escova dentro de armário, em recipientes plásticos ou então usam as capinhas para proteger as cerdas. Independente da forma escolhida, não se pode evitar a proliferação bacteriana, já que estamos dentro do banheiro, um dos lugares mais contaminados da casa. Mas, desde que mantida limpa, essa proteção diminui a contaminação, podendo ser usada.

A escova, em si, deve ser bem limpa com bastante água após o uso e remove-se o excesso da água dando leves batidas com a escova na borda da pia. Deve-se secar em toalha limpa e protegê-la com capas plásticas. Entretanto, pelo menos 4 vezes por semana, a escova deve ser lavada em água quente, podendo-se aproveitar a hora do banho quando o chuveiro estiver quente. Melhor ainda se a escova for para água fervente, na qual há eliminação de algumas bactérias.

É importante também que, quando estivermos gripados, as escovas sejam mantidas separadas de outras. Através das bactérias e vírus retidos nas cerdas, as escovas espalham gripe, resfriados e outros germes. A necessidade de fervura nesse período é ainda maior.

A troca das escovas também deve ser frequente. Pelo menos a cada 3 meses, a escova de dentes deve ser substituída por outra nova. Se a escova estiver muito desgastada antes desse período, recomenda-se a troca imediata para não machucar a gengiva durante a higienização.

Com esses cuidados, com certeza teremos limpeza mais efetiva de dentes e língua e bocas mais saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário