Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Restauração x Obturação

A maioria dos pacientes que vai ao consultório com dentes ou restaurações fraturados quer fazer uma "obturação". E sempre o dentista fala que precisa fazer uma restauração. Por mais que utilizemos outro termo, explicamos que se trata do mesmo procedimento. Mas a força do hábito tornou o termo "obturação" mais popular, por mais que esteja incorreto.

Obturação, de acordo com o dicionário, é sinônimo de fechar, tapar. Na odontologia, essa palavra é utilizada para o término do tratamento endodôntico (canal). Quando o endodontista (especialista em tratamento de canal) já fez toda a desinfecção e limpeza da porção interna do dente, resta uma cavidade para ser fechada. Ele, então, finaliza o canal do dente, faz a obturação do dente. Pra quem já se submeteu ao tratamento endodôntico sabe que no dia em que o dentista "fecha o canal", normalmente, fica um selamento provisório. Ou seja, a obturação foi o fechamento do canal – que é a região onde fica o nervinho do dente -, a conclusão do tratamento endodôntico. Falta ainda a reconstrução do dente.

E é essa reconstrução que se chama restauração. Quando trabalhamos no intuito de devolver a correta forma do dente, sua função na mastigação e a estética dental, estamos restaurando um dente. E não apenas fechando uma cavidade, que é ao que se remete o termo obturação.

Existem alguns materiais para se fazer a restauração dentária. Um mais antigo, mais conhecido é o amálgama. Tem coloração metálica, não é estético, dura bastante tempo, mas também quando fratura leva ou já levou boa parte do dente junto. Tem-se a errada impressão de que esse material é o melhor devido à sua durabilidade. Entretanto, o amálgama geralmente causa microtrincas no dente em torno da restauração e, com o tempo, pode levar à fratura dentária. É um bom material restaurador quando bem utilizado e corretamente indicado, mas não é o material de escolha hoje em dia.

A resina que é o material restaurador mais indicado nos dias atuais. É um outro material também bastante conhecido, que além de ser estético e resistente, tem propriedades semelhantes às dos dentes, não causando trincas ou fraturas se bem indicado. No entanto, a resina é um material muito sensível à técnica de seu uso, e nem sempre as condições de restauração são adequadas para o sucesso e longevidade desse material.

Dessa forma, as restaurações dentárias podem ser feitas com qualquer material indicado para o caso de cada paciente, de cada dente. Grandes perdas de estrutura dental podem ser reabilitadas com porcelana também. O importante é que se procure um profissional competente e que tenha conhecimento das características de cada material, para que não se venha a ter perda de estrutura dental sadia desnecessariamente.

Na próxima vez que você precisar reconstruir um dente, procure um profissional que faça uma restauração dentária. A obturação não trará estética e nem benefícios para o bom funcionamento da mastigação. Obturação, só se for o término do tratamento de canal.


 

Um comentário: