Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Manchas Bucais: parte II

Conforme exposto no artigo da semana passada, a mucosa bucal pode apresentar diversos tipos de manchamento. Língua, bochechas, gengiva e palato (céu da boca) podem apresentar manchas temporárias ou definitivas, escuras ou claras, de origem do próprio organismo ou de substâncias ingeridas.

Algumas causas de manchamento citadas foram a de origem da melanina (mais comumente presente em pacientes de pele morena ou negra), de restaurações metálicas (como o amálgama e blocos metálicos, antigamente utilizados), de hemorragias (após traumas ou cirurgias) e de medicamentos (bochechos, quimioterápicos, hormônios em reposição e agentes antimaláricos).

Além dessas causas, há também as manchas provenientes de uma doença que o paciente possa apresentar ou aquelas relacionadas ao câncer de boca.

Algumas doenças se manifestam, inicialmente, através de manchas bucais, o que torna um bom exame clínico bucal imprescindível. O cirurgião-dentista pode ser o primeiro a ter contato com um sinal de uma síndrome, de uma doença de ossos ou de um câncer de intestino. Eis um dos motivos de se escolher um bom dentista para conduzir o tratamento bucal.

Como diversas doenças iniciam pela manifestação através de manchas na mucosa oral, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar a evolução da doença e para aumentar as chances de cura. O auto-exame também é recomendado. Analisar periodicamente a própria mucosa bucal é simples. E caso detecte alguma alteração, deve-se, imediatamente, procurar um bom dentista.

Assim como o câncer gastrointestinal, o do trato respiratório também pode se manifestar precocemente através de manchas bucais. Além desses, o câncer de boca também pode vir precedido de mancha ou a própria mancha pode ser o câncer. O melanoma, por exemplo, é um tipo de câncer mais encontrado na pele, mas pode aparecer na cavidade bucal como uma mancha escura e tem evolução rápida e devastadora. As cirurgias para esse tipo de câncer, quando são possíveis, envolvem mutilação de boa parte da face do paciente.

O câncer de boca mais comum aparece na lateral e embaixo da língua. Pode surgir inicialmente como uma mancha branca ou branco-avermelhada. Evolui com endurecimento da língua, causando dificuldade na fala e deglutição, e somente em estágios mais avançados é que forma cavidades.

Pessoas infectadas por HIV também podem apresentar manchas arroxeadas na mucosa bucal. Às vezes, esse é o primeiro sinal da doença.

Portanto, é de suma importância que se dê atenção à saúde bucal. Próteses mal adaptadas, cigarro, álcool, dentes quebrados e ausêncas dentárias que proporcionem trauma de mucosa são fatores desencadeantes do câncer de boca. O auto-exame ajuda na detecção de anormalidades. Mas a consulta a um bom profissional cirurgião-dentista é necessária para que manchas que representem doenças ou câncer não sejam confundidas com aquelas causadas por remédios ou restaurações metálicas.

8 comentários:

  1. olá doutora , apareceram alguns potinhos pretos bem pequenos,parecem sinais,na mucosa oral , a parte de dentro da bochecha,e agora vi um abaixo do lábio por dentro, o que seria isso ? estou preocupado, por favor me responde !!

    ResponderExcluir
  2. Doutora, meu marido apareceu com manchas brancas na boca que depois ficaram vermelhas, ele foi ao dentista que recomendou a remoção das obturações metálicas, apos a remoção dos metais a mancha ficou marrom. o que poderia ser ?

    ResponderExcluir
  3. Olá doutora, me chamo Michael, extraí dois dentes, não tinha mancha nenhuma no céu da minha boca, mais aí depois que fiz a remoção desses dentes vim reparar que uma mancha apareceu, estou preocupado, o que faço?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dra Nalia.
    Ja tem muitos anos tenho uma mancha roxa no céu da boca, e agora ta aparecendo mais alguma nao doi, o que pode ser? Espero que me respoda.

    ResponderExcluir
  5. Olá Dra Nalia.
    Tenho uma mancha roxa no céu da boca a muitos anos, não doi mais esta aparecendo mais mancha o que pode ser?

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr.
    Peço que me responda por favor.
    Apareceu uma pinta na parte interna da minha bochecha, uma mancha meio rocha, meio marrom, e em volta dela tem lesões brancas (por que eu mordo muito essa parte). Isso poderia ser um câncer ou é mais um machucado por eu morder tanto a bochecha?

    ResponderExcluir
  7. Olá Dr! Sou Rose Santos,estou muito preocupada pois há alguns meses apareceu manchas escuras na mucosa das bochechas e agora no Centro da língua. Fiz biópsia e o resultado foi dermatite crônica.Usei alguns medicamentos
    Mas não vi muito resultado.Na pele como braço e uma perna e em baixo do peito parou o surgimento, mas a boca permanece espinhosa.Não ouve melhora. O que fazer? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Dr estou com uma bolinha preta pequena na boca que encontrei hoje , tem alguma chance de ser algo grave ?

    ResponderExcluir