Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Pacientes com distúrbios sanguíneos

Normalmente, o primeiro atendimento odontológico ao paciente é dado por um clínico geral. De acordo com as necessidades de cada caso, este dentista encaminha o paciente para um profissional especialista em determinada área. O atendimento especializado na área da saúde é do conhecimento de todos e é comum esse tipo de encaminhamento.

Um dos grupos de pacientes que geralmente é encaminhado ao dentista especialista é o dos que apresentam algum tipo de distúrbio sanguíneo. Quando o paciente relata que tem uma dificuldade na coagulação do sangue, que faz uso de medicação que "afina" o sangue, que já foi diagnosticado hemofílico ou que apresenta a doença falciforme, o dentista já deve ficar atento.

Esses são alguns dos exemplos das várias discrasias sanguíneas, que acometem uma parcela importante da população. Esses pacientes devem receber um atendimento especializado, seguindo-se os protocolos indicados para cada caso, em ambiente seguro e em parceria com centros hemoterápicos.

No caso do nosso Estado, o Hemoap é o órgão responsável pelo acompanhamento dos pacientes com distúrbios sanguíneos. Com um excelente trabalho realizado pelos médicos assistentes, os pacientes vindos deste centro têm a chance de receber atendimento odontológico especializado. E a parceria entre os profissionais médicos, dentistas e técnicos é essencial para que o tratamento seja bem sucedido.

Entretanto, são muitos os pacientes que necessitam de tratamento dentário e poucos os cirurgiões-dentistas que prestam este atendimento especializado. Há necessidade de se capacitarem mais profissionais para que atuem nesta área. Além disso, ampliação de espaço físico para este tipo de atendimento também é fundamental. Consultórios bem montados com materiais e equipamentos especializados são de suma importância para um tratamento odontológico adequado e seguro.

Assim, há uma parte da população amapaense que necessita de atendimento odontológico diferenciado e realizado em parceria com o Hemoap e outros centros hemoterápicos, que são os pacientes que apresentam distúrbios sanguíneos. Somente um cirurgião-dentista competente e experiente na área saberá conduzir o tratamento adequadamente.


 


 

4 comentários:

  1. Dra. Nália, peço desculpas por somente agora estar lendo esta postagem.
    Obrigado por falar da questão do atendimento odontológico em pacientes hematológicos, será uma bandeira que levantarei em 2012. Temos recursos garantidos para esse ano, junto ao Ministério da Saúde, para implantar nosso consultório no HEMOAP, e já articulamos com o mesmo Ministério a realização de uma oficina de capacitação para dentistas aqui no Amapá.
    Se nos permite, vamos procurá-la para nos ajudar nesse processo. Penso que precisamos unir esforços em prol de tão necessário serviço para a melhoria de vida dos pacientes hematológicos do Estado do Amapá.
    Mais uma vez obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivan. Obrigada por ler meu blog. Estou meio ausente nas postagens, mas pretendo regularizá-las. Só vi agora seu comentário. Pode contar comigo nessa importantíssima empreitada do HEMOAP. Estou à disposição no que puder ajudar. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Doutora.poderia me indicar uma clinica na capital
    se SAO PAULO com qualificações similares a sua.

    ResponderExcluir
  4. Dentistas en juarezDentista En Juarez, dentistas En El Paso dentistas En Juarez somos una empresa comprometida con su bienestar, nuestra meta es su salud bucal.

    ResponderExcluir