Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Correção de Dentes Tortos sem Aparelho

Tradicionalmente, os dentes desalinhados e fora de posição são corrigidos com aparelho ortodôntico. Esse tratamento pode ser iniciado desde a infância, com aparelhos fixos e móveis. Mas é mais comum vermos adolescentes e jovens utilizando o aparelho fixo convencional, com aqueles bráquetes metálicos colados na parte da frente das coroas dentárias. Dificilmente os adultos se submetem à ortodontia, mas, quando necessário e dependendo do caso clínico, é possível corrigir dentes tortos sem necessidade de usar aparelho ortodôntico.
Com o avanço das cerâmicas odontológicas e dos cimentos que fazem a adesão dessas cerâmicas aos dentes, é possível fazermos as correções através de coroas e facetas. As cerâmicas são popularmente conhecidas como porcelanas. São materiais com alta resistência e elevado padrão estético. Apresentam polimento e brilho muito bons e a durabilidade e estabilidade de cor são os maiores dentre os materiais restauradores.
Para pacientes que não pretendem se submeter a tratamento ortodôntico por causa do desconforto causado pelo aparelho como alteração da fala, dificuldades mastigatórias e tempo prolongado de tratamento, há outra opção para correção dos dentes.
A confecção de facetas e coroas envolvem, comumente, desgastes dentários. O que também ocorre na ortodontia, já que muitas vezes é necessário desgastar um pouco alguns dentes e até mesmo extrair outros para a correção. Mas os desgastes realizados para facetas e coroas são maiores, normalmente.
A técnica de correção dos dentes através de facetas e coroas consiste, basicamente, em desgastar dente que está para fora da linha normal da arcada e acrescentar “dente” que está muito para dentro dessa linha. Dependendo do grau de desgaste, pode haver necessidade de tratar o canal do dente. E, em qualquer situação, uma vez que o dente for desgastado, não nascerá mais estrutura dental, ou seja, o tratamento é irreversível. As coroas são utilizadas quando precisamos desgastar ou refazer todo o contorno do dente. As facetas são indicadas quando há necessidade de mexermos somente na parte da frente do dente.
Quando os dentes estão muito desalinhados, pode ser necessário que se extraia algum dente para conseguir corrigir os demais. E com as facetas e as coroas, também podemos refazer a anatomia dos dentes. Assim, consegue-se a harmonia e a beleza do sorriso, bem como o seu alinhamento. Tão importante quanto a estética obtida através desses métodos é o equilíbrio da mordida que se obtém. Com dentes perfeitamente encaixados na altura correta, a musculatura da face, pescoço e nuca e as articulações da mandíbula trabalham adequadamente. Diminuindo, assim, a incidência de dores musculares e de cabeça.
Portanto, para aqueles que não pretendem se submeter a tratamento ortodôntico para correção de dentes tortos, há uma alternativa moderna e de grande previsibilidade na odontologia. Somente um profissional experiente no assunto pode oferecer um tratamento seguro e eficaz usando as porcelanas odontológicas.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um dente tortu fora do lugar o que faço

    ResponderExcluir
  3. Meus dentes são tortos oq eu faço ?

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, você poderia me indicar um ortodontista em São Paulo que faça coroas e facetas? Todos os que consultei insistem que eu devo usar aparelho.

    ResponderExcluir