Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A culpa é da medicação?

O principal motivo que leva as pessoas ao consultório dentário é a dor de dente. A maioria nem gosta de ouvir falar em dentista, então só procura atendimento quando realmente tem uma urgência. A principal causa de dor de dente é a cárie. Esse processo infeccioso não tem remédio que combata. Quando instalado, somente os procedimentos realizados pelo dentista podem deter seu avanço.

Vários são os fatores que contribuem para o aparecimento e desenvolvimento da cárie. Desde o grau de instrução da pessoa – que implica no entendimento e execução de técnicas de higiene bucal – até o conhecido açúcar. Mas, com certeza, todos os dentistas já receberam pacientes que colocam a culpa da cárie em medicamentos.

Sejam em si mesmos ou em seus filhos, muitos pacientes reclamam que após início de antibióticos, não para de surgir cárie. Ou que os dentes são fracos e pouco resistentes por causa de medicamentos tomados durante a infância. Há ainda aqueles que dizem que o dente já nasceu cariado por causa de remédios ingeridos.

As queixas são muitas, mas a atribuição dada aos antibióticos como causadores de cárie não faz parte da etiologia dessa doença, de acordo com estudos científicos.

O primeiro e mais importante fator presente nos medicamentos infantis e que está relacionado com causa da cárie é o açúcar. Para que o remédio fique com um sabor mais agradável ao paladar dos pequenos, são adicionados açúcares à sua formulação. Esses atuam como o nosso açúcar do dia-a-dia: se deixados sobre a superfície dentária, propiciam crescimento de bactérias nocivas ao dente.

Outro ponto relevante é a presença de corantes e espessantes. Para deixar o remédio com um aspecto mais agradável, de cor rosa ou vermelho, por exemplo, alguns produtos são acrescentados à formulação. A consistência um pouco mais grossa de alguns medicamentos também é resultado de acréscimo de produtos chamados espessantes, Tais alterações sofridas pelo medicamento podem prejudicar os dentes: corantes pigmentam os dentes e espessantes tornam o medicamento mais pegajoso, dificultando um pouco mais sua remoção quando usamos escova e fio dental.

Percebe-se, então, que realmente os remédios que tomamos podem colaborar para a instalação e desenvolvimento da cárie dental. Entretanto, essa condição é totalmente reversível. É bastante fácil impedirmos a influência negativa dos medicamentos sobre a superfície dental: escovação + fio dental + creme dental.

Após a ingestão de remédios, independente da hora – se de dia ou durante a madrugada – devemos sempre fazer a higiene bucal para mantermos a saúde dos dentes. Assim, não podemos mais atribuir aos medicamentos a causa da cárie. Sabemos que, se a cárie se instalar, foi porque nós mesmos negligenciamos os cuidados com a saúde de nossa boca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário