Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Mau Hálito: um problema bucal

Diferentemente do que se pensa, a maioria dos casos de mau hálito não tem sua causa em problemas de estômago. O principal fator que desencadeia o mau hálito é a falta de higiene bucal e, em especial, da língua.

É extremamente desagradável conversar com alguém que tenha mau hálito. E o pior é que, normalmente, a pessoa portadora do mau hálito não percebe. O que acontece é que os amigos e parentes começam a se distanciar dessa pessoa, isolando-a. E a pessoa não sabe o motivo desse afastamento. Em casos mais graves, o portador do mau hálito poderá ficar com sua auto-estima em baixa, tendendo a entrar em estado depressivo. Importante nesses casos é ter algum amigo ou parente próximo que tome a iniciativa de chegar com a pessoa e explicar a situação. Assim, a pessoa poderá procurar ajuda.

E essa ajuda, na maior parte das vezes só poderá vir do dentista. Todas as doenças bucais podem se manifestar através do mau hálito. Nesses casos, o problema é causado por bactérias presentes na boca. Alguns germes digerem restos de alimentos e produzem gases contendo enxofre. Esses gases tem um péssimo odor, saindo da boca quando a pessoa fala ou respira.

Para a maioria das pessoas que tem mau hálito, a causa está na língua. Durante a higienização bucal, devemos passar fio dental entre os dentes e escovar dentes e língua. Há outros aparelhos que podem ser usados na limpeza adequada da língua, mas a própria escova de dentes pode servir.

A higienização da língua é uma informação que deveria ser melhor divulgada. Se não for limpa regularmente, cria-se sobre a língua uma crosta feita de restos de alimento, bactérias, fungos e vírus. Esses germes metabolizam os restos de alimentos e causam doenças gengivais e dentárias, além de causar mau hálito. Assim, não adianta limpar muito bem os dentes, removendo os germes da superfície dentária, sem limpar a língua.

Pessoas com cáries também podem desenvolver mau hálito. Um dente cariado é abrigo de matéria apodrecida. Restos de alimentos, restos dentários e germes formam a cárie, há produção de gás à base de enxofre e forma-se o odor bucal desagradável.

Doenças gengivais contribuem como grandes causadoras do mau hálito. Bactérias diversas presentes em gengivas inflamadas e sangrantes produzem o gás fétido, contaminando o hálito.

Em poucos casos há presença de doenças estomacais causando o mau hálito. A relação direta do mau hálito é com doença bucal. Caso não haja alteração em dentes, gengivas e língua é que pensamos em associação com problemas de estômago.

Assim, devemos nos preocupar com a limpeza bucal como um todo, higienizando dentes, gengivas e língua. Usar balas e chicletes para tentar mascarar o mau hálito não resolve o problema. A solução pode ser dada por um dentista competente e habilitado, que irá diagnosticar e tratar o mau hálito da maneira mais adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário