Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A importância do flúor

Ocorreu entre 2 e 5 se setembro, em Águas de Lindóia (interior de São Paulo), o maior congresso brasileiro de pesquisa odontológica. Todos os profissionais comprometidos com a pesquisa e o ensino da odontologia no Brasil participaram ativamente do evento. Trata-se de um congresso em que se encontram desde pesquisadores iniciantes, como alunos de iniciação científica da graduação, até os cientistas e professores mais renomados do Brasil.

Um desses, na verdade o maior pesquisador da área no Brasil, é o professor Jaime Cury, que estava presente no evento. Cientista e professor da Unicamp, Cury foi um dos palestrantes do evento. Tendo centenas de publicações nacionais e internacionais, ele é um dos pesquisadores mais respeitados do mundo e versou sobre o tema de seu domínio: o flúor.

Desde a década de 60, já se inicia a preocupação com os altos índices de cárie no Brasil. Entre 1960 e 1970, algumas cidades do Sul e Sudeste do país começaram a receber suplementação de flúor através da água de abastecimento público. Alguns estudos foram conduzidos e percebeu-se uma redução importante no índice de dentes cariados de crianças que moravam nas áreas de água fluoretada. A medida foi, então, expandida para outras cidades e chegou, timidamente, nas regiões centro-oeste, nordeste e norte.

Entretanto, o coeficiente de diminuição de dentes cariados ainda não havia atingido um valor satisfatório. Foi então que, através de pesquisas desenvolvidas sob orientação do professor Cury, estabeleceu-se a adição do flúor no creme dental. Isso ocorreu somente no final da década de 1980. E o governo brasileiro determinou, baseado nos estudos deste ilustre cientista, que todo creme dental deveria ter uma determinada quantidade de flúor na sua composição. Uma quantidade mínima de 1000 e máxima de 1500ppm de flúor na pasta de dente passou a ser lei no Brasil.

Após isso, os índices melhoraram ainda mais. E o creme dental se tornou a maneira mais eficaz de se levar flúor até as regiões mais remotas do nosso país. Uma vez que a água de abastecimento público ainda não tem uma eficiência de distribuição em todo o país, em especial nas regiões norte e nordeste, infelizmente.

Sendo assim, é importante questionarmos com nossas autoridades a necessidade da fluoretação da água de abastecimento público para beneficiar a população. A cárie é uma doença que há 50 anos é problema de saúde pública e medidas simples podem levar à redução e prevenção desse mal. Utilizar água fluoretada e creme dental com a quantidade certa de flúor são essenciais. Somente os dentistas comprometidos com o ensino e a pesquisa odontológica contribuem para o avanço da ciência brasileira em prol da saúde de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário