Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Pré-natal Odontológico

A gravidez é uma época maravilhosa para a maioria das mulheres. Às vezes inicia conturbada devido aos enjoos, outras vezes termina com um nascimento prematuro, assustando pais e familiares, mas sempre a expectativa por ver o rostinho do neném e poder tocá-lo supera todos os atropelos. Um dos problemas enfrentados por várias grávidas e que interfere em todo o bem estar da mãe e filho são os problemas bucais.

Dor de dente, sangramento gengival e mau-hálito são os mais recorrentes. E o pior é que há um mito de que grávida não pode ir ao dentista, o que está totalmente incorreto. Elas não só podem tratar dos dentes, como devem fazer isso rotineiramente no pré-natal. Tão importante quanto fazer o acompanhamento obstétrico é realizar o pré-natal odontológico.

As primeiras consultas são para esclarecimento sobre a melhor forma de higienização bucal em grávidas e como as futuras mamães podem fortalecer os dentes dos pequenos. Em seguida é feito um exame clínico acurado para diagnosticar os problemas bucais e traçar um plano de tratamento. A melhor época para se fazer um tratamento é no segundo trimestre da gravidez, quando a grávida está mais estável. Mas atendimentos de urgência podem e devem ser feitos em qualquer período gestacional.

Podem ser feitas radiografias, desde que a grávida esteja adequadamente protegida com avental de chumbo. Podem ser feitas restaurações, tratamentos de canal, clareamento, limpeza, extração dentária, tratamento de gengiva. Enfim, todos os tratamentos necessários para restabelecer a saúde bucal, mas respeitando o que for realmente necessário, para não submeter a grávida a situações de estresse.

A situação hormonal torna a gestante mais frágil, mais susceptível às doenças. Então o diagnóstico precoce é fundamental. Um sangramento gengival (gengivite) quando não tratado, pode evoluir para o amolecimento dos dentes (periodontite). E a periodontite predispõe a partos prematuros e a nascimentos de bebê de baixo peso.

Outro fator que predispõe as grávidas a problemas bucais são os enjoos, o gera episódios de vômito várias vezes ao dia. Ou seja, um conteúdo estomacal ácido é colocado em contato com os dentes repetidas vezes, causando nos dentes a erosão ácida. Além disso, devido às náuseas, as gestantes têm dificuldade de fazer a higiene bucal. E é justamente nessa época que há necessidade de elas se alimentarem com mais frequência. Criando, assim, um ciclo vicioso: não escova porque vomita; o vômito causa erosão ácida, prejudicando os dentes; a freqüência de exposição a açúcares é maior; há necessidade de uma melhor higienização; não escova porque vomita...

Portanto, as grávidas precisam de um acompanhamento odontológico adequado, com limpezas dentárias mais frequentes e informações importantes para os dentes do bebê. Somente um profissional competente e atualizado pode fazer um pré-natal odontológico que deixe mãe e bebê seguros e saudáveis.

Um comentário:

  1. Boa noite! Sou estudante de odontologia e estou fazendo uma pesquisa sobre os maleficios causados no periodo da gravidez sem o acompanhamento do pre natal odontologico. Sera que vc poderia me indicar alguma literatura que eu possa obter informaçoes...

    ResponderExcluir