Há adultos que têm medo de ir ao dentista porque não gostam do barulho do motorzinho, porque têm trauma de experiências passadas com dentista ou porque têm pânico do tratamento mesmo. Só de pensar em sentar na cadeira do dentista, já começam a suar frio e o coração acelera. Quando têm consulta marcada no dia seguinte, esses pacientes perdem o sono e mal dormem na noite anterior, tamanha é a ansiedade.
Normalmente, pacientes que têm todas essas reações só deixam para ir ao dentista quando não aguentam mais de dor, ou quando a estética está severamente comprometida. O que agrava ainda mais o medo, pois em situações extremas o que realmente resta é a extração dentária. E o procedimento de remoção de dentes é desagradável, deixando na memória do paciente aquele tratamento ruim.
Hoje em dia, a odontologia tem inúmeros recursos para evitar a extração de dentes. Técnicas e equipamentos modernos auxiliam bons profissionais da área a aumentarem o tempo de vida útil de um dente prejudicado por cárie ou problema gengival. Mas com o advento dos implantes dentários, em muitos casos opta-se pela remoção do dente e colocação de implantes para a preservação das estruturas bucais.
Independente de qual seja o tratamento indicado, para os pacientes que têm fobia, pavor de tratamento odontológico, há um método que pode ser utilizado para deixar o paciente tranquilo e passível de fazer qualquer tipo de tratamento dentário: a sedação.
Realizada no próprio consultório dentário, a sedação é um procedimento eficaz e seguro, quando feita por profissionais competentes e experientes no assunto. Há algumas formas de sedação, como por exemplo, com o uso de comprimidos, de gás ou com medicação aplicada na veia. Cada caso tem sua indicação, e em todos os casos, exames prévios são necessários, sendo avaliada pelo dentista a forma de melhor sedar cada paciente.
A sedação é diferente de uma anestesia geral. A anestesia geral só pode ser realizada em centro cirúrgico por médico anestesista, na qual o paciente realmente dorme para que o dentista possa realizar os procedimentos necessários. Na sedação, o paciente não dorme totalmente, mas fica sonolento e totalmente relaxado. Após o tratamento, o paciente já está liberado para voltar pra casa com um acompanhante.
As sedações com comprimidos e com gás podem ser realizadas pelo dentista. Mas deve ser um profissional que possua o consultório adequado com os equipamentos necessários. Já a sedação endovenosa, na qual a medicação é aplicada na veia, deve ser conduzida por médico anestesista. Quando estiver sedado, o dentista poderá iniciar o tratamento. Assim, pacientes que têm pânico não precisam esperar o desconforto da dor para procurar tratamento especializado.
Portanto, a odontologia moderna tem métodos totalmente seguros e eficazes para o tratamento dentário de qualquer tipo de paciente. O medo e o pânico do dentista não podem mais impedir qualquer pessoa de sorrir. Com um profissional competente e atualizado, o sonho de ter dentes bonitos pode ser realizado em pacientes fóbicos através da sedação.
Bom dia!!!
ResponderExcluirGostaria de uma ajuda. Minha filha de 12 anos, precisa de um tratamento dentário + ela tem pânico a dentista. Não estou conseguindo um consultório que faz esse tipo de tratamento. O último consultório que eu levei a mesma, o Dentista fez um pedido que ela tem que ser sedada. Não sendo alérgica a medicação, + mexe com o sistema nervoso dela. Alguém pode me ajudar?
eu tenho medo da furadeira
ResponderExcluirOLA ALGUEM PODE ME AJUDAR JA VI VARIOS SITES E COMENTARIOS SOBRE MEDO DE DENTISTA MAS NENHUM QUE TEHA ENDEREÇOS E NOMES DE CONSULTORIOS QUE UTILIZAM A SEDAÇÃO ALGUEM PODE ME AJUDAR POR FAVOR.
ResponderExcluirPRECISO DE AJUDA COM MEU FILHO,ELE PRECISA FAZER O TRATAMENTO MAS NÃO DEIXA, A MÉDICA FALOU QUE ELE TEM QUE SER SEDADO. GOSTARIA DE SABER SE VOCES TEM ALGUMA CLINICA NO RIO DE JANEIRO.
ResponderExcluirTbm preciso de consultório que faz sedação
ResponderExcluir