Na década de 30, um dentista em Hollywood recebeu a incumbência de melhorar esteticamente o sorriso de algumas estrelas da época. O dentista, Charles Pincus, elaborou uma técnica que modificava a aparência dentária durante as filmagens. Produziu finas capas de porcelana que cobriam a frente dos dentes, tornando-os mais belos. Entretanto, o processo de colagem dessas capas – chamadas de facetas – não tinha durabilidade.
A odontologia foi evoluindo e, com ela, a técnica de facetas foi se adaptando às novidades do mercado. Temos hoje uma variedade de tipos de porcelana, para diferentes técnicas de confecção de facetas. O processo de colagem dessas capas tornou-se mais facilitado e seguro, com a utilização de materiais de última geração com qualidade excelente. E a técnica de preparo dental para receber a faceta também sofre modificações.
As facetas são capas coladas na frente dos dentes, são finas, como se fossem “unhas postiças”. As facetas fazem parte do arsenal estético que a odontologia oferece. A maioria dos artistas de televisão, em busca de melhorias estéticas no sorriso, tem facetas de porcelana.
Os benefícios estéticos que a faceta traz são muitos, como por exemplo: mudança da forma do dente, mudança da posição do dente, alinhamento do dente, alteração do tamanho do dente e melhoria de cor de dente.
Para a colocação de facetas, há necessidade de desgaste dentário. A quantidade desse desgaste vai depender do objetivo que se quer atingir com a faceta de acordo com cada paciente.
No que diz respeito à alteração da forma dentária, a faceta de porcelana permite mudança da anatomia dos dentes. Dentes arredondados podem ficar mais angulados com as facetas. Dentes estreitos podem alargar, assim como dentes largos podem estreitar com as facetas. Casos de dentes mal formados, com anatomia diferente do normal, podem ser corrigidos através das facetas. Outras situações de dentes que ocupam o espaço de outro que não apareceu na boca também podem ser avaliadas para a instalação de facetas. Espaços existentes entre dentes anteriores superiores podem ser fechados também com as facetas, modificando a anatomia dentária e oferecendo um sorriso mais harmônico ao paciente.
Dentes mal posicionados na arcada dentária podem ser alinhados através de facetas. Nesses casos, a parte do dente que está mais saliente sofrerá maior desgaste do que a porção que se encontra mais para trás. Dependendo do quanto os dentes apresentam-se encavalados, há possibilidade de alinhamento com as facetas de porcelana. Assim, há casos que, se o paciente não quiser usar aparelho ortodôntico, pode haver possibilidade de correção e alinhamento de dentes tortos através de facetas.
Casos de dentes da frente que possuem muitas restaurações também podem receber tratamento com facetas. Como as restaurações em resina mancham com mais facilidade, trocas de restaurações em área estética são comuns. E, normalmente, há um desgaste dentário a mais em cada troca de restauração. Assim, aqueles dentes que possuem algumas restaurações na região estética podem estar indicados para facetas de porcelana.
Alguns manchamentos dentários podem ser resolvidos com facetas. Dependendo do grau de escurecimento, a faceta pode ou não mascarar o problema. A questão é que, sendo a faceta uma capa fina, dentes muito escuros acabam por transparecer através da faceta. Portanto, há sempre necessidade de se fazer clareamento dental prévio nos casos de dentes escurecidos ou machados.
A busca por estética é uma constante nos dias de hoje. E a faceta de porcelana traz muitos benefícios, proporcionando uma melhoria relativamente rápida no sorriso aliada à utilização de materiais resistentes que o mercado odontológico oferece atualmente. Um sorriso bonito é sinal de bem-estar e saúde, e as facetas – quando bem indicadas – podem melhorar significativamente a auto-estima do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário