Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Sorriso Gengival

Com certeza todos já devem ter visto alguém que quando sorri mostra muita gengiva. Chama a atenção de qualquer pessoa quando um sorriso evidencia muito mais gengiva do que os próprios dentes. E esteticamente não é agradável aos nossos olhos. Essa situação em que as proporções entre dentes e gengiva estão alteradas é chamada de sorriso gengival.

Um exemplo que todos devem lembrar é a atriz Glória Pires. Hoje é menos evidente seu sorriso gengival, mas alguns anos atrás, era flagrante a desproporção do sorriso da atriz. Há também o sorriso do jogador de futebol Ronaldinho Gaúcho, que com certeza todos lembram o quanto é aparente sua gengiva. São casos em que a estética do sorriso fica totalmente comprometida.

Várias podem ser as causas desse problema. Como por exemplo um crescimento gengival exagerado, coroas dentárias curtas ou excesso vertical do osso da maxila. Para cada fator causal, há um tratamento específico. E todos, normalmente, são conduzidos por cirurgiões-dentistas.

Nos casos em que há um excesso de gengiva, cirurgia de remoção desse excesso é realizada em consultório dentário de forma relativamente simples. Há necessidade de exames prévios para determinação do planejamento cirúrgico. E o paciente deve respeitar um repouso e recomendações pós-operatórias para uma recuperação adequada.

Se as coroas dentárias são curtas, também a gengiva vai prevalecer no sorriso. Nesses casos, normalmente não se trabalha na gengiva, e sim, nos dentes. Restaurações são feitas para aumentar o tamanho dos dentes. Essas restaurações podem ser confeccionadas diretamente na boca do paciente ou podem ter uma fase laboratorial, quando se usa restauração de porcelana. Às vezes, apesar de o problema ser nos dentes da frente, também há necessidade de se trabalhar nos dentes posteriores para a longevidade do tratamento e estabilidade da mordida.

Quando o problema é na estrutura óssea maxilar, cirurgia um pouco mais invasiva é necessária. São situações em que o procedimento cirúrgico deve ser realizado em ambiente hospitalar. Mas todos os procedimentos da cirurgia são feitos dentro da boca, sem cortes por fora. Chamadas cirurgias ortognáticas, essas requerem acompanhamento ortodôntico antes e depois da operação.

Outras formas de tratar o sorriso gengival, dependendo da causa, podem envolver aplicação de botox ou cirurgias em músculos envolvidos no sorriso do paciente. Nesses casos, há necessidade de um tratamento multidisciplinar em que dentistas e médicos atuam juntos para a solução do problema.

Logo, é necessário um bom diagnóstico para determinar qual tratamento será instituído. E somente profissionais competentes e atualizados podem oferecer o que há de melhor para o tratamento do sorriso gengival. Um problema que prejudica o sorriso de muitos, mas que pode ser facilmente resolvido por um bom cirurgião-dentista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário