Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Dentes fixos em 3 dias

O surgimento dos implantes dentários foi uma revolução na odontologia. Inicialmente utilizado para pacientes desdentados totais, os implantes foram se aperfeiçoando com as pesquisas realizadas, e hoje eles são a melhor opção para a reabilitação dental de qualquer caso de ausência dentária. Isto é, para a reposição de um ou mais dentes ou ainda de todos os dentes, os implantes dentários são a primeira opção de tratamento.

Feitos em titânio, os implantes são pinos que substituem a raiz de um dente perdido. Não causam reação alérgica e não têm rejeição. São inseridos na estrutura óssea da maxila e mandíbula do paciente, passam por um processo de cicatrização de 3 a 6 meses e, após esse período, podem receber força mastigatória.

Esse é o tratamento clássico na implantodontia. É o que é feito na maioria dos casos. Entretanto, há uma forma de se devolver os dentes fixos sobre implantes em um tempo bem mais curto: 3 dias.

São alguns casos que podemos tentar essa técnica. Há necessidade de exames prévios específicos, mas somente durante a instalação dos implantes é que podemos saber se é possível ou não essa modalidade de tratamento. Normalmente conseguimos colocar os dentes definitivos fixos em 3 dias nos casos de pacientes desdentados totais. Ou seja, aqueles pacientes que não têm nenhum dente na boca poderão se beneficiar da técnica dos 3 dias. A mandíbula – arcada inferior – é onde mais conseguimos fazer a técnica, devido à qualidade óssea dessa região.

Nos pacientes desdentados, são colocados de 4 a 6 implantes com um travamento suficiente para desenvolver o tratamento dos 3 dias. Há um aparelho em que se mede esse travamento e, a partir de um determinado valor, podemos colocar a prótese fixa. Os implantes, nesse caso, ficam unidos e a peça com todos os dentes da arcada é fixada sobre eles. Se as ausências dentárias forem só na mandíbula, faz-se a prótese fixa inferior. Se forem na maxila, confecciona-se a peça fixa superior. Se forem duas dentaduras, faz-se o inferior e depois o superior, normalmente.

Alguns casos com perda de apenas um dente também podem ser reabilitados em 3 dias. Comumente quando envolve um dente da frente podemos tentar a técnica. É medido o travamento com o aparelho e, se possível, coloca-se o dente sobre o implante. Nesses casos, o mais corriqueiro é que se ponha um dente provisório fixo no implante, e não uma prótese definitiva como no caso de desdentados totais. Aguarda-se o período de cicatrização do implante e então se confecciona a prótese final. Mas nesse período, o paciente estará com o dente fixo sobre o implante. Alguns poucos casos conseguimos colocar o dente definitivo no prazo de 3 dias. A avaliação gengival é essencial.

Muito raramente se faz dente provisório fixo sobre implante em 3 dias nas reabilitações de dentes posteriores isolados. Logo, para se colocar um dente molar ou pré-molar, normalmente é realizado o tratamento clássico. Dente definitivo fixo nas regiões de molares e pré-molares não se faz.

Depois de colocado o dente ou prótese sobre implante, não há dor ou inflamação. Esses dentes funcionarão como outro qualquer, requerendo higiene e manutenção.

Assim, com a odontologia moderna, muitos benefícios são adquiridos ao se colocar uma prótese fixa com implantes. Esse tratamento inovador com implantes dentários pode ser realizado por um profissional competente e atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário