Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cuidados com a Escova de Dentes

Sabemos que a importância da escovação é enorme para a preservação de nossa saúde bucal. Além de evitar o surgimento de cáries e prevenir problemas gengivais, o uso da escova de dentes - associada ao fio dental e ao raspador de língua – mantém um sorriso saudável com hálito agradável. Mas como fazemos para manter a limpeza desse kit de higiene bucal?

O fio dental é de uso descartável. Para usarmos, retiramos cerca de 30 a 40cm de fio e cada pedaço do fio deve ser destinado a uma região entre dentes. Ou seja, não devemos usar o mesmo local do fio dental em diferentes regiões da boca, para que não levemos bactérias de um sítio para outro da boca. Apesar de ser na mesma boca, a gengiva tem reações diversas de acordo com a bactéria que se aproxima. Então, uma vez usado o fio dental, joga-se no lixo.

O raspador lingual é o instrumento certo para a higiene da língua. Trata-se de um dispositivo de plástico em forma de ferradura encontrado em farmácias, normalmente. Como não tem muitas ranhuras nem reentrâncias, é fácil lavar o raspador com uma escovinha e sabão, mas este deve ser periodicamente fervido em água quente para uma limpeza melhor.

A escova de dentes que é o maior problema. Além das várias cerdas, muitas escovas têm cabos que misturam plástico e borracha, criando retenções que dificultam sua limpeza. Assim, a escova é um ambiente perfeito para a multiplicação de bactérias, pois além de seu desenho conter reentrâncias, normalmente fica úmida e mantida sobre a bancada do banheiro, exposta a topo tipo de microrganismos.

Para amenizar o problema, alguns guardam a escova dentro de armário, em recipientes plásticos ou então usam as capinhas para proteger as cerdas. Independente da forma escolhida, não se pode evitar a proliferação bacteriana, já que estamos dentro do banheiro, um dos lugares mais contaminados da casa. Mas, desde que mantida limpa, essa proteção diminui a contaminação, podendo ser usada.

A escova, em si, deve ser bem limpa com bastante água após o uso e remove-se o excesso da água dando leves batidas com a escova na borda da pia. Deve-se secar em toalha limpa e protegê-la com capas plásticas. Entretanto, pelo menos 4 vezes por semana, a escova deve ser lavada em água quente, podendo-se aproveitar a hora do banho quando o chuveiro estiver quente. Melhor ainda se a escova for para água fervente, na qual há eliminação de algumas bactérias.

É importante também que, quando estivermos gripados, as escovas sejam mantidas separadas de outras. Através das bactérias e vírus retidos nas cerdas, as escovas espalham gripe, resfriados e outros germes. A necessidade de fervura nesse período é ainda maior.

A troca das escovas também deve ser frequente. Pelo menos a cada 3 meses, a escova de dentes deve ser substituída por outra nova. Se a escova estiver muito desgastada antes desse período, recomenda-se a troca imediata para não machucar a gengiva durante a higienização.

Com esses cuidados, com certeza teremos limpeza mais efetiva de dentes e língua e bocas mais saudáveis.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Férias do dentes?

Começou julho. Mês de férias para muitos brasileiros. Verão no Norte e Nordeste e inverno no Sudeste, Centro-oeste e Sul. Cada região aproveita o período de uma forma diferente, mas uma das rotinas que deve ser mantida é a dos cuidados com a higiene bucal.

O uso de fio dental e a escovação de dentes e língua têm que ser feitos diariamente. Um pedaço de fio dental de cerca de 40 centímetros normalmente é suficiente para um adulto limpar as regiões entre os dentes sem passar o mesmo local do fio em dois lugares diferentes. Isso parece besteira quando ouvimos pela primeira vez, mas não é.

Em cada local onde passamos o fio dental, estamos removendo resíduos alimentares e bactérias dos dentes. Esses detritos se instalam no fio dental. Se pegarmos essa porção do fio contaminada e levarmos para outra parte da boca, podemos dar início a uma inflamação que antes não existia ali. Isso porque, além de estarmos levando a bactéria de um lugar para outro, a anatomia dental e gengival de cada região da boca é diferente. O que podendo resultar na situação em que uma bactéria que vivia em harmonia com tecidos da região de molares passa a irritar a gengiva da região de caninos. Então, o fio dental tem que ser utilizado, mas com critérios e cuidados.

As crianças também devem usar o fio dental, mas, por terem menos dentes na dentição de leite, podem utilizar a metade do comprimento do fio. Quanto mais tortos os dentes da criança, maior a dificuldade do uso do fio, mas esse cuidado deve ser de responsabilidade dos pais, e não da criança, que geralmente não tem coordenação motora para tanto. Após os 12 anos de idade, dependendo da criança, ela mesma pode ser responsável por sua higiene bucal.

Nos bebês, o fio dental é necessário quando os dentes são muito próximos ou encavalados, que acabam por reter muitos restos de alimentos. Não que não devam ser usados de rotina – já que, a partir de 2 dentes vizinhos, há uma região que carece do fio – mas porque normalmente os bebês não permitem essa higienização facilmente.

Após o uso do fio, escovação de dentes e higiene da língua se faz necessário. A escova para dentes deve ser sempre com cerdas macias e com a cabeça pequena, para que alcance as regiões mais posteriores da boca. A limpeza da língua deve ser feita com o raspador lingual, um aparelho de plástico que raspa o dorso da língua, facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos odontológicos.

E para fechar os cuidados com a higiene bucal, um bom profissional dentista deve ser consultado para diagnóstico e tratamento de doenças da boca e para orientação quanto aos cuidados rotineiros indicados para cada pessoa. Como é julho, uns aproveitam para tirar férias também do consultório do dentista. Mas outros, justamente porque não têm demais afazeres, dedicam tempo para esse compromisso. Independente se julho, agosto ou outro mês, não podemos esquecer a regularidade de nossa saúde bucal semestralmente supervisionada por um profissional capacitado. Boas férias!