Consultório da Dra. Nália

Consultório
Av. Presidente Vargas, 2088
Macapá-AP
Telefone: (96) 3224-2773

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ter Sorriso Saudável é Fácil


 

Manter os dentes bonitos e a boca saudável é muito importante. O sorriso é um dos primeiros gestos feitos quando estamos conhecendo alguém, ou durante uma entrevista de emprego, ou para demonstrar nossos sentimentos. Com um sorriso bonito e hálito agradável podemos abrir muitas portas. Mas sem esses atributos, as pessoas podem até se afastar de nós.

Não é difícil mantermos nossa saúde bucal. Fio dental e escovação diários, além de visitas frequentes ao dentista, garantem ausência de cárie e de doenças gengivais. Normalmente, assim, conseguimos também manter um gosto bom na nossa boca, evitando o mau-hálito.

O ideal é que o fio dental seja utilizado três vezes ao dia, ou seja, após as principais refeições. Claro que se usado mais vezes, não há problema. Entretanto, pela dificuldade que é o seu correto manuseio e pelo tempo que demanda, o uso do fio dental pode até ser feito somente uma vez por dia, em alguns casos. Mas se a pessoa já é portadora de alguma patologia gengival, essa última indicação não é válida.

Devemos lembrar que o objetivo do fio ou fita dental é limpar as superfícies dentárias que a escova não alcança. Quando passamos o fio entre os dentes, temos que limpar a porção da coroa do dente que tem contato com o dente vizinho. Assim, em cada espaço que o fio entra, temos dois dentes para limpar. Consequentemente, se houver algum resíduo de alimento, este sairá quando do uso do fio.

Percebemos, dessa forma, o porquê de o palito de dentes não ser recomendado pelos profissionais da odontologia. O palito apenas remove algum resto de alimento preso entre os dentes, sem que a limpeza da superfície do dente seja feita. O acúmulo de bactérias, então, ocorre, facilitando os processos de cárie, de doença gengival e de halitose (mau-hálito) se não houver uso do fio dental.

Após o fio, entra a escovação. Assim como o fio dental, o ideal é que a escovação seja feita pelo menos três vezes ao dia. E que sua utilização mais vezes, não faz mal, desde que bem efetuada. A melhor escova é a que o paciente mais se adapta. Para alguns casos, como uso de próteses e problemas gengivais, há indicação de determinados tipos de escova. Sempre a escova deve ser macia (nunca média ou dura) e os movimentos para a higiene dos dentes devem ser leves, sem força excessiva para não machucar a gengiva.

Quanto ao creme dental, o mais indicado é o que o paciente mais gosta. É isso mesmo. São poucos os casos em que o dentista precisa recomendar determinada marca de pasta. Esse produto é secundário na higiene bucal. De preferência, quando a criança já sabe cuspir e não engole o creme dental, deve ser usado um que contenha flúor. E para os adultos, os benefícios da pasta de dente são conferidos por qualquer marca desde que a forma de escovação seja correta.

Por fim, há ainda a higiene da língua. Há dispositivos próprios para isso: os raspadores linguais. Mas a escova de dentes também pode ser utilizada para este fim. Com o objetivo de remover detritos de cima e das laterais da língua, essa etapa da higiene bucal é imprescindível para diminuir quantidade de bactérias da nossa boca e para manter um hálito agradável.

Para executar uma boa técnica de higiene bucal e conhecer os produtos indicados para cada paciente, um bom cirurgião-dentista deve ser consultado. É no consultório que pode ser feito o exame para detecção de alguma patologia gengival ou dentária para que o problema seja resolvido. E a limpeza profissional é essencial para a manutenção da saúde bucal.

Assim, a prevenção é de suma importância para garantir sorrisos saudáveis e bonitos, com hálito fresco e agradável.